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sábado, 4 de junho de 2011

Relaxamento na Educação Infantil

Relaxamento para as crianças

Professora Rosangela - Etapa I
Antes de falarmos sobre relaxar, precisamos entender a agitação, a movimentação, pois, um fato está ligado ao outro.
Pode-se dizer então, que toda criança precisa gastar energia e extravasar suas angústias, já que a criança não tem ainda facilidade e habilidade para expor o que está incomodando-a.
Dessa forma, às vezes, sem que os adultos percebam, oferecem para as crianças atividades fortes que vão estar ajudando os baixinhos a liberarem sentimentos e ansiedades inconscientes. Quando as crianças não fazem nada que auxilie este alívio, acabam guardando tudo o que incomoda e o resultado deste acúmulo normalmente é desastroso: ficam agressivos ou começam a "aprontar" (ex: riscar paredes, mentir, quebrar objetos, chutar , etc.).
Tudo isto demonstra que há algo de diferente com a criança. Ela só está tentando dizer que algo a incomoda e precisa colocar para fora tal angústia; precisa correr, pular corda, andar de bicicleta, dançar, fazer esportes, etc. O importante é que tais brincadeiras sejam fortes e ajudem a criança a suar e cansar para esgotar as sensações de "mal estar" que existiam.
Da mesma forma funciona o relaxamento. Há uma necessidade dentro da criança de se acalmar. E tal necessidade aparece sempre que ela está esgotada/cansada. Toda vez que uma criança gastar energia, extravasar, suar ou cansar, precisará relaxar e se acalmar.
Quando os adultos não proporcionam momentos de relaxamento para a criança na hora em que precisa, os resultados também são desastrosos. Assim como comentamos sobre a falta de agitação quando precisam, por exemplo: se irritam, ficam agressivas, "aprontam", choram, não conseguem brincar com nada, não prestam atenção em nada, etc.
A escola então, tem um papel fundamental neste jogo de atenção e relaxamento para a criança. A escola promove atividades e brincadeiras durante o dia do aluno para que sue e gaste energia e também promove momentos de relaxamento.
Os professores, principalmente os de maternais, conseguem perceber os momentos em que as crianças precisam da agitação e/ou relaxamento, porque são treinadas para isto. Na verdade, eles prestam mais atenção nas crianças, pois elas sempre delatam de alguma maneira do que estão precisando.
Por isso, na saída da escola, os pais observam que seus filhos estão dormindo ou que eles estão deitados escutando músicas calmas. Alguns não gostam desta situação porque acham que vão ter trabalho mais tarde em casa para fazerem seus filhos dormirem.
Porém, o professor também terá trabalho se não acalmar a criança naquele momento em que precisam, pois a criança, como já foi mencionado, não conseguirá prestar atenção no professor, ficará irritada e o professor não conseguirá colocar limites, já que nesta hora não escutam nada.
O mais interessante é que os pais não percebem que, se a criança relaxar já na escola, no momento em que demonstrou a necessidade, ficará mais calma e tranqüila em casa.
O grande ponto chave é que se respeitarmos o momento da criança, teremos crianças mais saudáveis organicamente e psicologicamente.
Porém, precisamos lembrar que a partir do momento em que as crianças fazem quatro anos de idade e vão para o Etapa I, precisam começar a se acostumarem a não dormirem mais na escola, somente participarem dos relaxamentos. 
Isto porque necessitam aprender rotinas, regras e limites, pois o roteiro pedagógico do Etapa I começa a ficar mais exigente, precisando assim, estarem acordados para realizarem as atividades.


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